sexta-feira, 3 de junho de 2011

Você sabe o que é Aromaterapia?


É uma terapia que cura através dos aromas – aromas 100% naturais, extraídos de flores, raízes, folhas, sementes, ervas, madeiras e resinas, e transformados em óleos essenciais que são utilizados na prevenção e no tratamento de doenças físicas e psicológicas.

O poder do olfato....

Um dos cinco sentidos, o nosso poder de cheirar é, em si só, extremamente potente, com efeitos curiosos. Por exemplo, um certo aroma pode despertar memórias de infância bem guardadas ou o cheiro de determinado alimento pode abrir o apetite a uns ou provocar náuseas a outros. Quando inalamos óleos essenciais, as nossas células olfativas são estimuladas e esse impulso é encaminhado para o sistema límbico – o centro emocional do cérebro – ligado à memória, à respiração, à circulação sanguínea e os hormônios. Na aromaterapia, as propriedades, a fragrância e os efeitos dos óleos essenciais estimulam estes diferentes sistemas. Da mesma forma que a ligação estreita entre o olfato e o cérebro desencadeia um efeito indireto no sistema imunitário, que potencializa a capacidade do corpo de sarar a si próprio. Enquanto medicina holística, a aromaterapia é uma forma de auto-cura porque incentiva o equilíbrio interno do organismo, mas também se manifesta ao nível físico uma vez que os óleos essenciais são conhecidos pelas suas poderosas ações revigorantes, anti-oxidantes, anti-bacterianas, anti-virais, anti-fungos, anti-inflamatórias, ansiolíticas e anti-espásticas.

Benefícios físicos,  emocionais e espirituais...


Escolhidos os óleos essenciais apropriados (sendo, por isso, importante procurar sempre um profissional de aromaterapia), os benefícios são diversos e sentem-se a diversos níveis.

  • Mente – tratamento de cansaço mental, stress, tensão, algumas fobias, insónias e outras perturbações do sono; aumento dos níveis de concentração, memória e produtividade.
  • Corpo – as propriedades anti-bactericidas dos óleos essenciais auxiliam na cicatrização de feridas externas; atuam no melhoramento da circulação sanguínea, na drenagem linfática e na eliminação das toxinas do corpo; tratamento de doenças de pele, perturbações digestivas, desequilíbrios hormonais, dores musculares e de articulações; aumento dos níveis de energia e bem-estar geral.
  • Estado emocional – os óleos essenciais também podem funcionar como um anti-depressivo potente, ajudando a acalmar e a aliviar estados de nervosismo, tristeza, pânico, ansiedade e de depressão; aumento dos níveis de auto-estima e de auto-confiança.
  • Estado espiritual – a aromaterapia também é utilizada para aumentar os níveis de consciência, percepção e de comunhão com forças maiores, sendo ainda parte integrante na prática da meditação.
Abaixo segue uma pequena lista de alguns óleos e suas respectivas propriedades:

ÓLEOS ESSENCIAIS
ORIGEM
PROPRIEDADES
Bois de RoseAmazôniaAcalma, reequilibra, é antiestressante, estimula a renovação celular
GeraniumChinaRegenera a pele, descongestiona, ativa a microcirculação.
Lavande FineAlpes suíçosAcalma, induz ao sono
LavandinAlpes SuiçosAcalma, desinfeta
GenèvrierBalcãsAtiva a microcirculação, tonifica, atenua o efeito "pernas pesadas"
MentheFrançaTonifica, dinamiza, refresca, desinfeta.
PinÁustriaTônico e estimulante, dinamiza, refresca
RomarinFrançaTônico geral, antifadiga, anti-séptico e adstringente para pele oleosa.
CitronelliVietnãContra mosquitos
BasilicVietnãAcalma, relaxa músculos, tonifica a pele
MandarineItáliaAcalma, relaxa
OrangeÁfrica do Sulacalma, equilibra, tonifica pela oleosa
PamplemousseChipreAcalma, relaxa, refresca
Ylang-YlangIlhas ComoresAcalma e relaxa no cuidado após o sol, anti-séptico
CardamomeIndonésiaAntifadiga, proporciona bem-estar
CitronItáliaAntiestresse, purifica, cicatriza
CypresFrançaAtiva a circulação, descongestiona a microcirculação
EucalyptusAustráliaTônico para massagens, descongestiona e cicatriza
MyrteMarrocosAcalma, relaxa, descongestiona, tônico da pele

Fique atento!!!


Antes de procurar a aromaterapia, informe-se sobre como é feito. A aromaterapia não deve ser praticada em mulheres grávidas (alguns óleos como junípero, alecrim e salva podem provocar contrações uterinas); em crianças com menos de 5 anos (são muito sensíveis aos óleos); em pessoas com doenças crônicas; em pessoas com problemas de pulmões como asma, alergias respiratórias ou doença pulmonar crônica (podem causar espasmos respiratórios).

Salvo indicação específica, os óleos essenciais não devem ser ingeridos; e deve evitar o contato com os olhos e a boca; estando sempre atento a qualquer sinal de reação alérgica.




"Espalhe gotas perfumadas no seu dia-a-dia. A vida, envolvida em suaves aromas, é bem mais prazerosa!"



É necessário usar o filtro solar todos os dias, mesmo durante o inverno ou períodos chuvosos?

Assim como a pasta de dente e o fio dental, o protetor também deve fazer parte da sua rotina de higiene e beleza. E, se você lançar mão daquela desculpa clássica de que vive correndo e não tem tempo para criar mais esse hábito, aqui vai uma dica: Deixe o produto em local visível ou próximo de seus itens pessoais. Isso irá ajudá-la a ter disciplina. Quando estiver mais velha vai lembrar desse conselho e perceber que valeu a pena. A proteção da pele deve ser feita diariamente, mesmo quando não há sinal de sol. A radiação UVA, grande responsável pelo envelhecimento precoce, mantém-se praticamente constante em todas as estações do ano e mesmo nos dias nublados e chuvosos.


O protetor solar é uma loção que ajuda a proteger a pele da radiação ultravioleta do sol. Existem dois tipos de filtros solares, os químicos (protetores solares) que absorvem a R-UV antes de penetrar nas camadas da pele; e os físicos (bloqueadores solares) que refletem e espalham esse tipo de radiação.

Ao adquirir o produto é importante observar na embalagem se ele oferece proteção contra os raios UVB e UVA, dois tipos de raio ultravioleta que penetram na pele ocasionando danos.
Os raios UVA atingem a camada mais profunda da pele e causam danos em longo prazo. Os raios UVB alcançam as camadas intermediárias da pele provocando problemas como queimaduras e vermelhidões.
Aplique o protetor em camadas generosas, no mínimo 30 minutos antes da exposição ao sol, tempo necessário para que penetre na pele e comece a agir. Não se esqueça de proteger os pés, nuca, orelhas e pescoço. Reaplique-o a cada duas horas.
 Não dispense seu uso, mesmo em dias nublados!
Beijinhos
;-)