quinta-feira, 31 de março de 2011

A prótese e a mamografia...



Ainda existem muitas opiniões controversas quanto à colocação de próteses nas mamas, mas a mais polêmica é quanto à dificuldade na detecção do câncer de mama. Afinal, o silicone atrapalha ou não?
Você não precisa desistir do seu sonho, mas todo cuidado é pouco. Atualmente, existem técnicas de mamografia para visualizar o seio com silicone. Durante o exame, a prótese é afastada, expondo o tecido mamário ao raio-X, o que permite uma boa visualização da glândula.
Mulheres que tenham histórico de câncer na família devem realizar uma mamografia durante os exames pré-operatórios. Mesmo quem não tem deve realizar o exame para ficar mais segura e poder comparar resultados de exames posteriores à cirurgia.
Se você já possui uma prótese, deve realizá-los periodicamente, a cada seis meses, e informar ao profissional que a possui, para que ele possa realizar o exame corretamente.
Outro fator importante é o tamanho da prótese. Modelos muito grandes deixam pouco espaço para visualização.



Discuta com seu médico esse pequeno empecilho para evitar transtornos futuros....
Beijoquinhas...;-)

quarta-feira, 30 de março de 2011

Calvície não atinge somente os homens

NORMAL: perder cerca de 100 fios por dia.

NÃO É NORMAL: perder muito mais que 100 fios por dia!

Cerca de 30% das mulheres sofrem ou já sofreram pela falta de fios. Os grandes responsáveis? Estresse, muito uso de chapéus e toucas e banho quente.

Dependendo da gravidade do dano, o fio pode ter a estrutura alterada para sempre. Segundo a dermatologista Dra Valéria Marcondes: "Se as alterações não destruírem a matriz capilar pode ainda ocorrer um novo crescimento do fio, mas se as mudanças provocarem destruição da matriz capilar e ainda formarem escaras (feridas) pode causar a alopécia permanente."

Atualmente existem tratamentos de última geração para estimular o crescimento dos fios. A temida calvície tem cura, principalmente se for detectada logo nos primeiros sintomas.

Então, meninas, se sentir que seu cabelo está caindo muito, que os fios diminuiram a quantidade ou tiver qualquer dúvida, procure já seu dermatologista!


terça-feira, 29 de março de 2011

Corpão pós-parto....

Retomando as boas formas...


Depois de nove meses, seu amor deu frutos. Mas não foi só alegria que a gravidez deixou: você agora tem algumas gordurinhas para queimar, a fim de retomar o corpo de antes da gestação. Ser mãe, profissional e ainda manter o corpo não é para qualquer uma, ou talvez seja, sendo muito disciplinada.
Um dos tratamentos queridinhos de quem quer perder medidas, melhorar a circulação e ainda assim relaxar é a drenagem linfática. Feita com toques sutis e precisos, a massagem pode ser iniciada uma semana após o parto.
Já o Manthus, equipamento que alia terapias combinadas como ultrassom e corrente elétrica de média frequência, é recomendado para a mamãe apenas quando a criança tiver um mês. Indicado para gordura localizada e celulite, também diminui medidas.
Outro tratamento é o Isogei, que tonifica os músculos perdidos ou afrouxados pela gravidez. Os resultados das técnicas começam a ser percebidos em média depois de 2 a 3 meses.
Você pode pensar que esses tratamentos requerem muito tempo, mas nem tanto. Na realidade, eles duram cerca de uma hora e são recomendados ao menos dois dias por semana, com um mínimo de 20 sessões para obter um resultado e, posteriormente, realizando a devida manutenção. E todas as mamães podem fazê-los, não há contra-indicações.

Nós esteticistas ainda destacamos que o ideal é aliar os tratamentos com o acompanhamento de uma nutricionista.
 


“Exercícios aeróbicos, muita disciplina, e os modernos tratamentos estéticos são a chave do sucesso para restabelecer a ordem”.
Beijoss...;-)

segunda-feira, 28 de março de 2011

O pré-operatório é importante?

Pré-operatório

Geralmente, depositamos todas as fichas na competência do cirurgião plástico, mas temos nossa parcela de culpa quando não seguimos todas as indicações feitas. Elaboramos uma lista que você pode seguir sem dificuldades, para otimizar o resultado da sua cirurgia.

· Comunique qualquer medicamento que esteja tomando, desde a pílula anticoncepcional até um simples analgésico. Se for necessário, o médico fará alguma restrição a partir de 15 dias antes da operação.

· As fumantes precisam se abster do cigarro também 15 dias antes. Essa é uma precaução extremamente importante para evitar dificuldades na mesa de cirurgia.

· Não use qualquer tipo de esmalte no dia e retire todas as suas jóias.

· Se tiver qualquer dúvida sobre os resultados, converse com seu médico, esclareça antes tudo o que for possível. Se estiver insegura, escreva em um papel todas as suas incertezas, assim ficará mais fácil se expressar e não esquecer nenhum detalhe.

· Cumpra rigorosamente o jejum prescrito, inclusive de água.

· Não esqueça de levar a cinta pós-cirúrgica, pois a equipe irá vesti-la em você assim que o procedimento terminar.


Cuide de você!!!Procure um esteticista antes de fazer uma cirurgia, ele vai te orientar melhor.
Beijinhos...;-)

sábado, 26 de março de 2011

Curiosidades: (Dermatoses parte 1) O que é siringoma?

Apesar de ter esse nome feio, essa dermatose é muito comum.


É um tumor benigno derivado dos ductos de glândulas sudoríparas. Apresenta lesões pequenas (2 a 5mm), da cor da pele ou amareladas, um pouco elevadas, de consistência levemente endurecida.




Localizam-se preferencialmente nas pálpebras (superior e inferior) e regiões ao redor dos olhos.


Tratamento: não existe uma forma de se evitar o surgimento das lesões. O tratamento pode ser feito através de cauterização química, eletrocoagulação, dermoabrasão ou retirada cirúrgica das lesões. Esses são tratamentos médicos que devem ser realizados pelo dermatologista.

Beijocas!!! :)


sexta-feira, 25 de março de 2011

Engordar não é fácil ...é o que dizem as magrinhas!



É o que dizem as magrinhas que sonham em conquistar uns quilinhos a mais, "enquanto boa parte das mulheres suam a camisa para entrar no manequim 38, tem gente que nao sabe mais o que comer para engordar. "A maioria das pessoas vive fazendo dieta para emagrecer, porém uma parte da população sofre exatamente pelo problema contrário: são extremamente magras e não conseguem engordar. Como existe dieta para emagrecer, também existe dieta para engordar. Se este é o seu caso, o primeiro passo é descobrir, realmente, se você está magro e se não há algum problema de saúde impedindo o ganho de peso.

Um dos métodos é calcular seu IMC, índice de massa corporal. Através dele você pode fazer uma comparação entre peso e altura. A conta é a seguinte: pegue seu peso e divida pela sua altura ao quadrado.  Os resultados seguem abaixo:

Para elas
até 19 = baixo peso
de 20 - 24 = peso desejado (normal)
de 25 - 29 = sobrepeso
maior que 29 = obesidade

Para eles
até 20 = baixo peso
de 21 – 25 = peso desejado (normal)
de 26 – 30 = sobrepeso
maior que 30 = obesidade

Em busca de solução
O importante é ir ao médico nutricionista e fazer alguns exames para constatar se há um problema, algum distúrbio alimentar ou carência de nutrientes. Com os resultados em mãos é possível avaliar a situação. O segredo para engordar
sem celulite e “pneuzinhos” é não tentar engordar através de açúcar e gordura e, sim, investir numa dieta equilibrada e realizar exercícios físicos.
Para engordar com saúde você deve:
• Manter a freqüência das refeições e obedecer os horários padrões que você estipular. Depois de um tempo, você comerá por hábito.
• Comer devagar, em um lugar tranqüilo, sem barulho. Se não for possível, enquanto estiver comendo tente se concentrar na comida e no ato de se alimentar.
• Enriquecer todas as refeições habituais, ou seja, aumentar seu valor calórico. Se, por exemplo, você toma leite, enriqueça com mel, frutas ou cereais.
• Não beber líquido durante as refeições. Ele atrapalha a mastigação, que prepara o alimento e o aparelho digestivo para a digestão.
• Evitar comer fora do horário. Algumas pessoas perdem a fome se comerem algo antes do almoço. Prefira fazer poucas refeições, mas bem feitas.
• Tomar água em pequenas quantidades durante todo o dia num total de, pelo menos, 2 litros.
• Usar suplementos alimentares. Prefira os mais naturais que são vendidos em supermercados, como granola e aveia, e não os consuma indiscriminadamente. Tudo em excesso pode fazer mal.
• Estimular o consumo de frutas e verduras, que vão normalizar o organismo para ele absorver melhor os nutrientes.
• Tomar, até 30 minutos antes das refeições, um copo de suco de limão ou laranja, ou comer um pedaço de maça. Eles abrem o apetite e ajudam a reter os sais minerais.
• Evitar ganhar peso rápido, isto pode lhe causar problemas de saúde.

Caso o problema persista, não deixe de consultar o médico para realizar exames mais específicos e tentar sanar essa dificuldade.
Beijinhossss....;-)

quinta-feira, 24 de março de 2011

Verdade ou Mentira: (Fotoproteção parte 4) A pele guarda na memória os efeitos nocivos dos raios solares?

Verdade. O DNA das células na região exposta é alterado e radicais livres são gerados pela radiação, modificando o funcionamento da pele. Como consequência, a pele envelhece precocemente e, a longo prazo, pode-se desenvolver o câncer. Os fotoprotetores também podem ser aliados na proteção ao DNA celular, prevenindo e reparando essas alterações.


quarta-feira, 23 de março de 2011

Verdade ou Mentira: (Fotoproteção parte 3) A quantidade de produto que é aplicada na pele não interfere na proteção?

Mentira. Normalmente, as pessoas aplicam em média de 20 a 50% da quantidade ideal de fotoprotetor, o que reduz a capacidade de proteção contra a radiação. O FDA* recomenda a quantidade de 2mg de produto por centímetro quadrado de área corporal.

Ou seja:

Rosto e pescoço: 1 colher de chá
Tronco: 1 colher de sopa para a parte da frente e outra para a parte de trás
Braços: 1 colher de sopa para ambos
Pernas: 1 colher de sopa para ambas

*FDA - Food and Drug Administration - Órgão americano regulamentador de indústrias alimentícias e de medicamentos.


terça-feira, 22 de março de 2011

Verdade ou Mentira: (Fotoproteção parte 2) O tipo de pele é um fator que interfere na escolha do fotoprotetor?

Verdade. Para peles mistas a oleosas, indica-se o uso de protetor em gel, loção ou pó. Já para peles mistas a secas recomenda=se o uso de protetores em gel creme.

Para entender um pouco melhor, vou escrever rapidinho as características gerais das peles Eudérmica (normal), Alípica (Seca), Lipídica (Oleosa) e Mista (Normal/Seca e Oleosa).

Pele normal: Textura lisa, firma, boa elasticidade, hidratação equilibrada, secreção normal.

Pele Seca: Sensível, fina, opaca, com descamação superficial, secreção sebácea insuficiente,

Pele Oleosa: Hiper funcionamento das glândulas sebáceas, óstios abertos, aspecto brilhante.

Pele Mista: Associa área de pele lipídica com área de pele seca ou normal. Oleosidade na região zona T (testa, nariz e queixo).


 
 

segunda-feira, 21 de março de 2011

Maquiagem para pele irritada....


   Você acabou de realizar uma sessão de peeling ou uma limpeza de pele?



O uso de ácidos ou peelings deixa a pele sensível por alguns dias. Ela descama e fica avermelhada.
O que fazer, então, quando se tem que trabalhar no dia seguinte ou um compromisso importante?
O primeiro passo e evitar o procedimento perto de datas importantes como festas e casamentos, mas, se não há como adiar, recorra à maquiagem.

A melhor maneira de camuflar a pele vermelha é utilizar um corretivo na cor verde para normalizar o tom natural. Espalhe com uma esponja sobre todo o rosto ou somente nos locais afetados. Em seguida, aplique uma base em tom natural. Prefira uma versão cremosa, que espalhe com facilidade. Caso ainda apareçam vestígios, aplique um pouco de pó compacto num tom natural também, a fim de completar a camuflagem. Blush: cautela na hora de usá-lo. Ele acentua a maçã do rosto e destaca a pele com acne.

Lembre-se sempre de consultar seu dermatologista sobre o uso de maquiagem enquanto estiver realizando o tratamento.

Ah! Prefira produtos com fator de proteção solar, que é essencial para o bom resultado de todo o processo.

Beijinhoss
;-)




domingo, 20 de março de 2011

Saiba a importância da Drenagem Linfática....



É muito importante para a boa recuperação de uma cirurgia plástica, para combater celulites ou durante o período pré-menstrual. Cada vez mais as mulheres estão descobrindo a eficácia da drenagem linfática. Todas as cirurgias plásticas , em graus variáveis, produzem inchaço e, por conta disso, a recuperação pode ser mais ou menos rápida. Mas o que muitas mulheres não sabem é que existe uma forma de acelerar este processo e ter um pós-operatório bem mais rápido. Isso é possível fazendo sessões de drenagem linfática, porque ela estimula o organismo a reagir eliminando os líquidos que causam o inchaço e os edemas.


O que é exatamente drenagem linfática?


A técnica consiste em massagear o corpo, manual ou mecanicamente, atuando no local certo e no ritmo exato. Estas massagens rítmicas ativam a circulação sanguínea, eliminando as toxinas e nutrindo os tecidos.


Ela é igual pra todo mundo?


Não, a massagem é realizada de acordo com as necessidades de cada paciente.


Em quais outras áreas ela pode ser útil?


A Drenagem Linfática ajuda também no aspecto psicológico das pacientes que acabam tendo uma recuperação mais rápida e, com isso, aceitando melhor esta fase do pós-operatório. Seus benefícios são mais notados exatamente após a lipoaspiração, que é quando ocorre o maior trauma na pele e, por conseguinte, o maior inchaço.


Mas este é um tratamento apenas para pessoas que fizeram algum tipo de cirurgia plástica?


Não. Ela pode, e deve, ser usada por qualquer pessoa, pois por ativar a circulação sanguínea, a drenagem é ideal também para combater a celulite, aliviar a dor das varizes e reduzir o desconforto durante o período pré-menstrual - em que normalmente as mulheres tendem a estar mais inchadas e com dores nas pernas.


Quanto tempo dura uma sessão?


As sessões de Drenagem Linfática duram trinta e cinco minutos e o ideal é fazer a massagem de duas a três vezes por semana. Em pouco tempo o resultado torna-se visível;


Quem não quer uma receita de beleza assim?...
Beijoquinhas ;-)


sexta-feira, 18 de março de 2011

Verdade ou Mentira: (Fotoproteção parte 1) O tom da pele não influencia na escolha do protetor solar?

Mentira. O tom da pele é um dos fatores que ajuda a determinar a escolha do FPS ideal: pessoas de pele clara a morena clara devem usar FPS mais altos e as de pele morena escura a negra podem usar FPS menores.

Segue a imagem das pessoas com os respectivos fototipos:


Beijocas!!!

quinta-feira, 17 de março de 2011

Relaxando por alguns instantes

Queridos, comigo funcionou.... tentem...

Momento de relaxamento

1. Respire calma e profundamente algumas vezes, procurando relaxar.

2. Solte todos os músculos do rosto, pescoço, omoplatas (escápulas), braços... Solte os músculos do tórax, do abdômen, das pernas e dos pés... Sinta-se completamente relaxado. Não pense... apenas sinta um estado de calma, de profunda paz e contentamento.
3. Olhe por alguns instantes para essa imagem, memorizando-a bem.


4. Observe as montanhas distantes, o campo verdejante e feche os olhos por instantes, procurando sentir esse ambiente... o cheiro do capim... o toque da brisa em seu rosto... em seu corpo... e diga com alegria: Bom dia!


Observação importante:

Para qualquer exercício respiratório é fundamental fazê-lo com uma postura adequada. Se você inspira o ar sentindo-se depressivo, vai contaminá-lo com esse valor negativo. Se inspirá-lo sentindo-se doente, vai adicionar a ele valores enfermiços.

Por isso, ao fazer exercícios respiratórios, se estiver mal ou mesmo péssimo, pense numa cachoeira de águas leves e azuladas, como a da imagem o lado (Ou pense em alguma coisa que te acalme e lhe traga alegria).
Sinta-se envolvido nessa energia pura e luminosa que as águas lhe oferecem, e inspire esse ar carregado de energia, vitalidade e alegria.

Visualize essa onda de força luminosa penetrando em seu corpo, espalhando-se por ele, energizando-o e tornando-o forte e saudável.

Se você estiver bem, visualize-se por inteiro envolvido em atmosfera luminosa, carregada de vitalidade e alegria... Ao inspirar essa atmosfera luminosa, leve também esses valores para seu mundo interno.

Tenha sempre em mente que o ar que respiramos impregna-se com a qualidade dos nossos pensamentos e emoções.

O que acharam? Se quiserem ler mais acessem o site do Bem Viver.

Beijocas!!! :)


quarta-feira, 16 de março de 2011

Verdade ou Mentira: O cabelo se acostuma com o shampoo?

Verdade. Todas já repararam que depois de um certo tempo o shampoo não será tão mais eficiente quanto era? Isso acontece porque as madeixas se acostumam SIM com o produto.

Nós já falamos um pouco sobre isso em um post, mas vou repetir com a explicação do dermatologista Ademir Júnior, em entrevista à revista Boa Forma: "O cabelo fica saturado com os ativos dos shampoos. Por exemplo: uma versão para fios danificados contém substâncias reconstrutoras que se depositam sobre a fibra capilar. Com um tempo longo de uso, esses componentes podem acabar impregnados no cabelo, deixando-o mais oleoso ou com a aparência de pesado."  (Ou seja, resíduos demais no cabelo!)

A dica então é alternar uma ou duas marca de vez em quando, para oferecer ativos diferentes as madeixas!!! Além disso, é importante sempre combinar a linha do shampoo e do condicionador, que são complementares entre si, e quando for trocar de marca, troque os dois também!!!

É bom também para tirar todos os resíduos do cabelo, usar o shampoo anti-resíduos, veja algumas dicas aqui.  

terça-feira, 15 de março de 2011

Tendência da maquiagem em 2011

De acordo com a tendência, os lábios femininos continuarão sendo valorizados, os olhos ganharão sombras com contraste de cores (claro/escuro) e a aplicação de blush vai deixar a face mais viva do que nunca (sem exagerar!!!).

Verão 2011:
- sobrancelhas marcadas.
- o azul promete ser um tom bastante usado na composição do make, junto com um iluminador.
- reforçar o tom bronzeado da pele com naturalidade.

Inverno 2011:
- make sensual e intenso.
- estilo Rocker vai destacar o olhar feminino com contorno e aplicação de sombras escuras.
- para mulheres mais discretas, também é valido apostar no gênero translúcido, onde as cores usadas são suaves e os traços mais leves.

Vejam só os exemplos que achei!!

















 



quinta-feira, 10 de março de 2011

Descubra o que seus lábios dizem sobre você

O formato da sua boca pode revelar um pouquinho da sua personalidade!!




Lábios finos: Zen
Você é expressiva e divertida. Tons terrosos combinam muito com o seu jeito. Para definir o contorno da boca, use um lápis de cor clarinha.








Lábio inferior mais grosso que o superior: Romântica
Você é sonhadora e generosa. Escolha tons intensos de rosa ou cereja para valorizar o seu lado afetivo.








Lábios grossos: Determinada
Você é séria, superdisciplinada e trabalhadora. Evite cores fortes, que sobrecarregam sua personalidade, e dê preferência a tonalidades claras, sempre com toque de brilho.





terça-feira, 8 de março de 2011

08 de março: Dia Internacional da Mulher




Cada dia um acontecimento
Cada acontecimento seu valor
E hoje 8 de março
Dia de grande esplendor
Venho aqui homenagear
O maior símbolo de amor
De quem eu falo
Você já deve desconfiar
Falo de um ser incomparável
Que à terra veio pra brilhar
Trazendo garra e coragem
Disso ninguém queira duvidar
Pra quem diz que a mulher
De uma costela foi criada
Ela é um tanto autêntica
Por que não dizer ousada
Rompeu preconceitos e barreiras
Buscando ser valorizada
Já viveu no paraíso
Mas a Deus desobedeceu
Comeu o fruto proibido
Fez de Adão o seu Romeu
E o final dessa história
Todo mundo conheceu
Não sabia a mulher
Que preço ia pagar
Por sua desobediência
Que veio se concretizar
E foi com a dor do Parto
Que Deus veio lhe premiar
Achando pouco a dor do parto
Ainda tinha que cuidar do lar
Lavar, passar, cuidar dos filhos
Sem poder reclamar
Sem falar que algumas
Deixava-se pelo marido escravizar
Durante muito tempo
A mulher se conformou
Mas como não há mal que dure para sempre
Essa situação acabou
A mulher do novo século
Redescobriu seu valor


E hoje...
Seu espaço ela ocupou
Será que foi uma conquista?
Ou ela só se ferrou?
Pois o que percebe-se
É que suas obrigações aumentou
Pois com sua luta
Espaço ela conseguiu
Mas do sonho de ser mãe e dona de casa
Ela nunca desistiu
Fazendo jornada dupla
O marido regrediu.
Pois em alguns casos
O papel se inverte
Mulher sustenta a casa
E o homem se diverte
Fazendo os afazeres domésticos
Isso é quando encontra um que preste.
É por isso
Que hoje em dia
Muitas não querem casar
Ficam tudo pra “titia”
Pra não ter que se sujeitar
A essa triste sina
Que é um homem sustentar.
Mas em meio a tanto discurso
Temos que reconhecer
Que homens com responsabilidade
Ainda tem de aparecer
É só a gente procurar
Pra na solidão não morrer.
E para finalizar
Deixo um ditado popular
“Que por trás de um grande homem
Uma grande mulher está”
Para servi-lhe de alavanca
Ou para o exaltar......

Beijosssss.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Mau hálito: conheça um pouco mais sobre esse desconforto bucal

Muitas pessoas sofrem de Halitose, mais conhecida como mau hálito, alteração que costuma gerar um grande desconforto e constrangimento, pois quem sofre com o problema evitar sorrir e se aproximar. Por outro lado, a pessoa que não consegue controlar a disfunção pode acabar se acostumando com o próprio hálito, não sendo capaz de perceber ou admitir o mau odor bucal e os demais se afastam dela.
Este distúrbio pode ter origem em problemas de refluxo, gastrite e dieta carregada em proteína. A halitose é um reflexo, ou seja, um sintoma de que algo no organismo está desequilibrado e precisa de tratamentos – nem que seja para o indivíduo melhorar sua higiene bucal. Outra característica do mau hálito é que ele varia com o período do dia e a idade de cada pessoa, agravando-se à medida que a fome aumenta.
Para saber um pouco mais sobre esse desconforto bucal, entrevistamos o Dr. Vladimir Schraibman (CRM – SP 97304), especialista em cirurgia geral, gastrocirurgia e orientador de Cirurgias Robóticas da área de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo do Hospital Albert Einstein (Proctor Intuitive Robotic System).
1. O que é halitose?
Em primeiro lugar vamos entender o que é hálito. Ele é composto pelo ar expirado após a inspiração que provoca as trocas gasosas fisiológicas, associado às substâncias eliminadas por via pulmonar. Estas substâncias partem do intestino para o fígado, para a bile, para o sangue e, finalmente, para os pulmões, quando são eliminados pela expiração. Todo este processo resulta no odor desagradável por causa da passagem do ar pela cavidade bucal ou estômago durante o processo da respiração.
2. Por que problemas de refluxo, gastrite ou uma dieta carregada em proteína podem dar origem à halitose?
A digestão não ocorre exclusivamente no estômago ou intestino. Quando o processo de digestão ocorre há uma liberação desses gases para o esôfago e a boca. Em pacientes portadores de refluxo, o conteúdo do estômago reflui em direção à boca contendo restos alimentares e sucos gástricos que, muitas vezes, ainda estão indigestos, causando mau hálito crônico. A gastrite, por gerar uma lentidão maior no estômago, pode induzir quadros de digestão lenta com liberação de “gases” estomacais que originam o odor bucal. Refeições ricas em proteínas também podem gerar este problema, pois acarretam numa digestão lenta com liberação de amônia e resíduos que são ricos em odores que levam à halitose.
3. Qual a relação do hálito com os problemas de estômago?
Pesquisas efetuadas pela Associação Brasileira de Halitose (ABHA), concluíram que é um mito que o mau hálito tenha sua origem no estômago. Isso existe porque se associou estômago vazio com halitose, mas é um fenômeno passageiro. Se a pessoa ficar mais de 4 horas sem se alimentar, o corpo sofrerá com hipoglicemia (diminuição na quantidade de açúcar para o organismo queimar). Assim, o organismo passa a consumir ácido graxo (gordura), presente na corrente sanguínea. Esse ácido possui um odor fétido e é volátil. Quando a pessoa expira e há a troca de gases no pulmão, o cheiro ruim do ácido graxo é eliminado, sendo caracterizado como halitose matinal, que muitas pessoas têm pela manhã. Mas, a partir do momento que a pessoa se alimenta, o mau cheiro desaparece. Ou seja, não é um caso crônico de mau hálito.
4. É verdade que a constipação intestinal também pode ter influências no desenvolvimento da halitose? Por quê?
É verdade. Há vários problemas que podem influenciar no aparecimento da halitose, como por exemplo: jejum prolongado, higiene bucal inadequada, diabetes, prisão de ventre, entre outros. Estresse e medicamentos controlados também podem ser responsáveis pelo mau hálito, porque inibem o fluxo salivar.
5. A halitose pode ocasionar algum tipo de repercussão clínica? Qual?
Não existem maiores problemas ocasionados pela halitose. Apesar disso, pode provocar alguns prejuízos de ordem emocional, como insegurança ao se aproximar das pessoas, seguido de depressão, dificuldade em estabelecer relações amorosas, esfriamento do relacionamento entre o casal, resistência ao sorriso, ansiedade, e baixo desempenho profissional, quando o contato com outras pessoas é exigido.
6. Das pessoas que sofrem com a halitose, qual o percentual que se refere a quem tem problemas gástricos?
Menos de 10% das pessoas que sofrem com a halitose tem problema gástrico. Em 90% dos casos, a saburra lingual é a principal causa do problema.
7. Quando a halitose é gerada por problemas digestivos, como deve ser o tratamento? Ele deve ser multidisciplinar?
Primeiro deve ser avaliado quais detritos estão mais presentes na mucosa bucal e a partir dai definir se há necessidade de um tratamento ou apenas orientação sobre a higiene bucal.


quinta-feira, 3 de março de 2011

Abandone os 10 hábitos que envelhecem a sua pele

Não tem mulher que não se preocupe com a aparência da pele. Com o passar do tempo, linhas de expressão, flacidez, rugas e falta de luminosidade passam a incomodar.

1- Tabagismo.
Cada cigarro diminui a oxigenação da pele por 90 minutos! Imagine quem fuma mais do que 1 por dia. Resultado: a pele fica grossa, amarelada, sem viço e opaca por causa da nicotina. Além de todos os problemas que causa à saúde, o cigarro também provoca distúrbios no metabolismo e acelera a perda de colágeno, células responsáveis por dar sustentação e elasticidade à pele, favorecendo a flacidez. "O ato de fumar provoca rugas ao redor dos lábios e ao redor dos olhos, já que o fumante fecha os olhos parcialmente para proteger os olhos da fumaça", explica a dermatologista Daniela Taniguchi.


2- Estresse.
O estresse emocional altera nossos hormônios, aumentando a liberação de corticóide endógeno e adrenalina, por exemplo. "Isso pode deixar a pele mais oleosa e acneica. O estresse também diminui nossas defesas, e a pele fica mais predisposta à doenças e infecções", diz a dermatologista Daniela Tanigushi. As mais comuns são herpes, erupção cutânea, psoríase e até vitiligo.

3- Ignorar a poluição.
"Os gases nocivos encontrados no ar poluído formam uma película de toxinas que acaba sendo absorvida pela pele, aumentando as reações de oxidação e formação de radicais livres que agridem a pele", explica a dermatologista Paula Cabral. A oxidação é um processo natural que acontece no organismo, mas que envelhece as células. O excesso de poluição oxida as células tanto da pele como no organismo todo. Por isso, para evitar essa reação, é importante proteger a pele diariamente, aplicando protetor solar, hidratante e fazendo a higienização para eliminar as impurezas.


4- Beber pouca água.
Um dos primeiros sinais da falta de água (desidratação) se dá na pele e nas mucosas. "Entre as células temos um líquido intersticial que ajuda na sustentação da pele, entre outras funções. A falta de ingestão de água deixa a pele flácida e sem viço", explica a dermatologista Daniela Taniguchi. A pele perde o turgor, demorando para voltar ao seu espaço natural, quando sofre uma distorção. Por exemplo, quando beliscamos a pele, ela logo deve voltar ao seu estado normal ao soltarmos. Se isso demora para acontecer, é sinal que está desidratada e flácida. Além de deixar a pele hidratada e firme, beber água também favorece a excreção de toxinas, substâncias que prejudicam a pele. O recomendado é consumir pelo menos dois litros de água por dia.


5- Não usar protetor solar.
O excesso de exposição solar, e principalmente a proteção solar, é a principal causadora do envelhecimento da pele e de câncer de pele. Para se ter uma idéia, a radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta, principalmente nas peles mais brancas, que sofrem este processo precocemente. "A radiação solar é um potente oxidante celular. A radiação penetra na pele e provoca alterações diretamente no DNA das células e, indiretamente, provoca reações químicas que alteram o DNA e as fibras colágenas e elásticas", explica a dermatologista Daniela Tanigushi. De acordo com a especialista, apesar de o nosso organismo ter mecanismos de defesa e ação antioxidante, nem sempre isso é o suficiente para evitar essas reações. O resultado é o que chamamos de fotoenvelhecimento. Aparecem então, manchas, sardas, flacidez, pele áspera, aumento das rugas e, em alguns casos, câncer de pele. O FPS para o dia a dia, nunca deve ser menos que 30 para rosto, colo, pescoço e mãos (regiões da pele mais sensível) e 15 para o restante do corpo.

6- Consumo de açucares e gordura.
Em excesso, o açucar é responsável por outro processo de envelhecimento celular chamado "glicação". "O açucar se liga às proteínas da pele, como o colágeno, provocante a rigidez destas proteínas. Assim ela perde a função de elasticidade, deixando a pele flácida e com rugas", explica a dermatologista Daniela Taniguchi. Já a gordura em excesso fica acumulada no tecido subcutâneo de forma irregular, provocando gordura localizada e celulite.


7- Falta de alimentação equilibrada, rica em antioxidantes.
"Uma dieta equilibrada, rica em vegetais, incluindo frutas diversas, leguminosas, cereais e hortaliças é a melhor proteção contra os radicais livres, inimigos da pele", explica a nutricionista Daniela Cyrulin. As substâncias ativas encontradas nestes alimentos são excelentes antioxidantes que neutralizam a ação destes radicais. Priorize alimentos ricos em: Vitamina C (laranja, limão, lima, acerola, caju, kiwi, morango, couve, brócolis, tomate), Vitamina E (amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema de ovo, vegetais folhosos), vitamina A (cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis, melão), bioflavonoides (frutas cítricas, uvas escuras ou vemelhas), entre outros nutrientes encontrados em alimentos frescos.


8- Dormir mal.
Sem sono adequado não existe reparo. Durante o sono, produzimos hormônios "rejuvenescedores", como a melatonina e o hormônio do crescimento. Estes hormônios são "calmantes" e reparadores. A falta de sono provoca estresse e não dá tempo para o organismo descansar. Resultado: pele sem viço e com olheiras.


9- Sedentarismo.
A prática de atividades físicas traz muitos benefícios para o corpo e para a pele. Melhora a circulação sanguínea da pele, melhora o metabolismo do organismo (evitando o processo de glicação), combate o estresse e melhora a qualidade do sono. Além disso, combate a flacidez, a celulite e a gordura localizada.



10- Dispensar o hidratante. 
É necessário ter cuidados para proteger a pele das agressões externas, como o vento, o frio, a poluição e os raios solares. Um rosto bem hidratado apresenta uma boa elasticidade, já uma pele desidratada costuma apresentar mais flacidez e rugas. "O ressecamento pode ainda trazer consequências como dermatite e descamação", diz a dermatologista Paula Cabral. Com o envelhecimento, as glândulas sebáceas diminuem em número e tamanho, deixando a pele mais ressecada. "O ressecamento superficial da pele causa alergias e coceira, diminui a elasticidade da pele e agrava as rugas. Portanto, além de beber líquidos, a pele terá benefícios extras se for hidratada com cremes e loções", explica a dermatologista Daniela Taniguchi.


Fonte: Minha Vida