sexta-feira, 25 de março de 2011

Engordar não é fácil ...é o que dizem as magrinhas!



É o que dizem as magrinhas que sonham em conquistar uns quilinhos a mais, "enquanto boa parte das mulheres suam a camisa para entrar no manequim 38, tem gente que nao sabe mais o que comer para engordar. "A maioria das pessoas vive fazendo dieta para emagrecer, porém uma parte da população sofre exatamente pelo problema contrário: são extremamente magras e não conseguem engordar. Como existe dieta para emagrecer, também existe dieta para engordar. Se este é o seu caso, o primeiro passo é descobrir, realmente, se você está magro e se não há algum problema de saúde impedindo o ganho de peso.

Um dos métodos é calcular seu IMC, índice de massa corporal. Através dele você pode fazer uma comparação entre peso e altura. A conta é a seguinte: pegue seu peso e divida pela sua altura ao quadrado.  Os resultados seguem abaixo:

Para elas
até 19 = baixo peso
de 20 - 24 = peso desejado (normal)
de 25 - 29 = sobrepeso
maior que 29 = obesidade

Para eles
até 20 = baixo peso
de 21 – 25 = peso desejado (normal)
de 26 – 30 = sobrepeso
maior que 30 = obesidade

Em busca de solução
O importante é ir ao médico nutricionista e fazer alguns exames para constatar se há um problema, algum distúrbio alimentar ou carência de nutrientes. Com os resultados em mãos é possível avaliar a situação. O segredo para engordar
sem celulite e “pneuzinhos” é não tentar engordar através de açúcar e gordura e, sim, investir numa dieta equilibrada e realizar exercícios físicos.
Para engordar com saúde você deve:
• Manter a freqüência das refeições e obedecer os horários padrões que você estipular. Depois de um tempo, você comerá por hábito.
• Comer devagar, em um lugar tranqüilo, sem barulho. Se não for possível, enquanto estiver comendo tente se concentrar na comida e no ato de se alimentar.
• Enriquecer todas as refeições habituais, ou seja, aumentar seu valor calórico. Se, por exemplo, você toma leite, enriqueça com mel, frutas ou cereais.
• Não beber líquido durante as refeições. Ele atrapalha a mastigação, que prepara o alimento e o aparelho digestivo para a digestão.
• Evitar comer fora do horário. Algumas pessoas perdem a fome se comerem algo antes do almoço. Prefira fazer poucas refeições, mas bem feitas.
• Tomar água em pequenas quantidades durante todo o dia num total de, pelo menos, 2 litros.
• Usar suplementos alimentares. Prefira os mais naturais que são vendidos em supermercados, como granola e aveia, e não os consuma indiscriminadamente. Tudo em excesso pode fazer mal.
• Estimular o consumo de frutas e verduras, que vão normalizar o organismo para ele absorver melhor os nutrientes.
• Tomar, até 30 minutos antes das refeições, um copo de suco de limão ou laranja, ou comer um pedaço de maça. Eles abrem o apetite e ajudam a reter os sais minerais.
• Evitar ganhar peso rápido, isto pode lhe causar problemas de saúde.

Caso o problema persista, não deixe de consultar o médico para realizar exames mais específicos e tentar sanar essa dificuldade.
Beijinhossss....;-)

Nenhum comentário: